Uma menina de 1 ano sobreviveu “por pouco” a um ataque de cascavel, precisando de 30 doses de soro antiofídico após ser picada duas vezes em um dos pés.
Ataque ocorreu no quintal de casa, no arizona
O caso aconteceu no início do mês. Jacquelyn Reed estava com a filha, Cara Reed, no quintal de casa em Florence, no estado do Arizona (EUA), quando saiu rapidamente para jogar o lixo fora. Nesse breve momento, uma cascavel se aproximou da bebê e a picou duas vezes.
“Vi quatro perfurações na parte superior do pé dela e, por sorte, vi a cobra escondida atrás do tanque de propano”, relatou a mãe ao 12 News, ressaltando que ficou ausente por apenas 10 segundos. “O pé dela já estava preto. Fiquei apavorada”, acrescentou a americana.
Após o ataque, Cara foi levada imediatamente a um pronto-socorro. De lá, foi transferida de helicóptero para o Hospital Infantil de Phoenix, onde iniciou tratamento intensivo.
Complicações e tratamento intensivo
Cara apresentou sintomas graves: vomitou, perdeu a consciência, teve dificuldade para respirar e precisou ser entubada, segundo relato da mãe à emissora local.
Os médicos constataram que as cordas vocais da criança estavam inchadas, quase fechando a passagem de ar. Cara recebeu esteroides e outros tratamentos para conter o inchaço e estabilizar seu quadro clínico. “É muito difícil assistir a todas as suas complicações”, relatou Jacquelyn.


Recuperação e sequelas
Após alguns dias internada, Cara começou a apresentar sinais de melhora. Ela já conseguia mexer os dedos dos pés, teve o tubo de respiração removido e foi liberada para continuar a recuperação em casa, conforme informou a Fox. Os médicos afirmaram que o destino de Cara não foi trágico “por pouco”.
No entanto, a menina de 1 ano ainda sente dores intensas e tem uma cirurgia marcada para tratar os danos nas cordas vocais.
Possíveis sequelas de longo prazo
Ainda não se sabe se Cara conseguirá recuperar totalmente a função do pé esquerdo. Uma parente relatou na semana passada que a menina começou a apresentar sinais de lesões de longo prazo, e “sabemos que sua lesão é, infelizmente, uma das mais graves”.
Vamos analisar que tipo de recuperação ela pode ter, mas, no momento, nada está fora de questão em relação aos seus danos a longo prazo declarou Delia, tia de Cara.
“Obviamente, espero que ela possa voltar ao seu estado normal, feliz, fofa e adorável. Sentimos falta dos sorrisos dela”, desabafou a mãe.
Delia criou uma página no site de financiamento coletivo GoFundMe para ajudar a família a arcar com as despesas da internação e do tratamento.
Efeitos do veneno da cascavel
O veneno da cascavel é considerado um dos mais potentes entre as serpentes, afetando músculos, sistema nervoso, rins e a coagulação sanguínea. Sua principal toxina, a crotoxina, pode causar paralisia muscular e respiratória caso não seja tratada rapidamente com soro antiofídico.
0 Comentários