Seu celular tocou? Alerta de teste da Defesa Civil assusta desavisados de MS | CONFIRA


A partir das 14h deste sábado (27), a Defesa Civil realizaria um teste do novo sistema de alerta, com uma simulação enviada diretamente para aparelhos móveis em áreas de risco. Para quem não acompanhou as notícias, se assustou com o som alto e a notificação.

Feita por meio da tecnologia Cell Broadcast, moradores de Campo Grande, Dourados e Três Lagoas foram os ‘escolhidos’ para receberem o teste. Na Capital, muitos esperavam pelo teste pontualmente às 14h, mas o alarme tocou com 50 minutos de ‘atraso’. 

Qualquer pessoa com um celular ativo poderia receber a mensagem, Android ou iOS, sem necessidade de baixa aplicativos ou realizar cadastros, conforme a Defesa Civil. A mensagem ‘Defesa Civil: DEMONSTRAÇÃO do novo sistema de alerta de emergência em Mato Grosso do Sul. Mais informações, consulte o site DEFESA CIVIL ALERTA’ foi demonstrada na tela de quem recebeu.

O Cell Broadcast permite que, em casos de tempestades, chuvas intensas, alagamentos ou deslizamentos, classificados como "alerta vermelho", a mensagem seja enviada automaticamente para todos os celulares na área atingida.

Além do som de alarme, o aviso traz orientações claras, como quais rotas evitar, caminhos seguros ou abrigos disponíveis. O objetivo é garantir que a população saiba como agir diante de emergências.

Agora, Mato Grosso do Sul passa a integrar o projeto de prevenção a desastres. Em Campo Grande, que enfrentou episódios de alerta vermelho de tempestades neste ano, o novo sistema é visto como um reforço importante na proteção da população.

A Defesa Civil reforça que, por se tratar de uma simulação, não é necessário ligar para os números de emergência (190, 193 e 199), evitando congestionamento das linhas de socorro.

TopMídiaNews 

Postar um comentário

0 Comentários