Por: Henrique Rodrigues
Publicado: 21/12/2025 - às 19h56 / Revista Fórum
Bolsonarismo sem paranoia e mania de perseguição não existe. Pois bem, agora a trupe de fanáticos seguidores do ex-presidente condenado por tentativa de golpe de Estado tem uma nova maluquice: o famoso chinelo Havaianas, tipicamente brasileiro e vendido pelos olhos da cara no mundo todo, é comunista. Sim, é isso mesmo e a explicação é uma verdadeira insanidade.
Desde sábado (20), uma peça publicitária da Havaianas, estrelada pela atriz Fernanda Torres, passou a ser veiculada e gerou uma revolta barulhenta entre as franjas mais ultrarreacionárias do bolsonarismo, tudo porque a protagonista de “Ainda Estou Aqui”, vencedor do Oscar, começa a propaganda utilizando uma expressão popular brasileira consagrada.
“Desculpa, mas eu não quero que você comece 2026 com o pé direito… O que eu desejo é que você comece o ano novo com os dois pés… Os dois pés na porta, os dois pés na estrada, os dois pés na jaca, os dois pés onde você quiser”, diz Fernanda Torres, sentada num banquinho e com vários exemplares coloridos do calçado de verão ao fundo.
É, o uso do adágio “entrar com o pé direito”, que significa fazer um ritual que traz sorte, junto com uma negativa, ou seja, para não fazê-lo, seria uma espécie de código atacando a direita política, mesmo com a artista explicando no comercial que ela não deseja simplesmente sorte para as pessoas, mas sim que elas “entrem com os dois pés” em 2026, uma expressão que soa como “entrar com tudo”.
Nas redes, a claque incendiária já decretou um boicote às Havainas e tem gente jurando que nunca mais comprará o chinelo, prometendo até jogar no lixo aquelas que já tiverem em casa.
0 Comentários