O inverno começou oficialmente neste domingo (21) e já traz preocupação para os produtores rurais de Mato Grosso do Sul | CONFIRA

O inverno começou oficialmente neste domingo (21) e já traz preocupação para os produtores rurais de Mato Grosso do Sul. A previsão indica a chegada de uma forte massa de ar polar, com possibilidade de temperaturas abaixo de 0°C e ocorrência de geadas em diversas regiões do Estado.

De acordo com os meteorologistas, o frio deve ser acompanhado por períodos de chuva e queda acentuada das temperaturas ao longo da semana, criando um cenário de risco para os rebanhos.

O alerta é reforçado pelo que ocorreu em maio deste ano, quando 83 bovinos morreram por hipotermia nos municípios de Nova Andradina e Angélica durante uma intensa onda de frio que atingiu o Estado.

Diante da previsão de novas temperaturas extremas, a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) orienta os pecuaristas a adotarem medidas preventivas para proteger os animais, oferecendo áreas de abrigo, alimentação adequada e monitoramento constante dos rebanhos.

A Iagro também lembra que não há indenização por parte do Estado em casos de morte de bovinos por hipotermia, uma vez que a responsabilidade pelos cuidados dos animais é dos proprietários.

A expectativa é que os dias mais frios sejam registrados entre terça e quinta-feira, com possibilidade de geadas principalmente na região sul do Estado.

Postar um comentário

0 Comentários