De acordo com os meteorologistas, o frio deve ser acompanhado por períodos de chuva e queda acentuada das temperaturas ao longo da semana, criando um cenário de risco para os rebanhos.
O alerta é reforçado pelo que ocorreu em maio deste ano, quando 83 bovinos morreram por hipotermia nos municípios de Nova Andradina e Angélica durante uma intensa onda de frio que atingiu o Estado.
Diante da previsão de novas temperaturas extremas, a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) orienta os pecuaristas a adotarem medidas preventivas para proteger os animais, oferecendo áreas de abrigo, alimentação adequada e monitoramento constante dos rebanhos.
A Iagro também lembra que não há indenização por parte do Estado em casos de morte de bovinos por hipotermia, uma vez que a responsabilidade pelos cuidados dos animais é dos proprietários.
A expectativa é que os dias mais frios sejam registrados entre terça e quinta-feira, com possibilidade de geadas principalmente na região sul do Estado.
0 Comentários